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Assuntos e Exercícios
- 1. Acentuação Gráfica
- 2. Ortografia Oficial
- .............x / ch
- .............g / j
- .............c / ç / s / ss
- .............z / s
- .............ex / es
- .............sc
- .............c / qu
- .............o / u
- .............e / i
- 3. Análise Morfológica
- .............Artigo
- .............Substantivo
- .............Numeral
- .............Adjetivo
- .............Pronome
- .............Verbo
- .............Advérbio
- .............Conjunção
- .............Preposição
- .............Interjeição
- 4.1 Regência Nominal
- 4.2 Regência Verbal
- 5. Crase
- 6. Análise Sintática
- 7. Análise Semântica
- 8. Sinais de Pontuação
- 9.1 Concordância Nominal
- 9.2 Concordância Verbal
- 10. Tipologia Textual
- 11. Redação Oficial
- 12. Interpretação de Texto - Exercícios
- 13. Funções da Linguagem
Visitantes
Tecnologia do Blogger.
Sinais de Pontuação: Gramática Pontuada
Pontuação
1
- Ponto (.)
Quando
utilizar o ponto simples:
a)
Para indicar o fim de um período simples, de uma frase com sentido completo.
Nada
mais tenho a dizer.
b)
Para abreviar:
Sr. (Senhor)
a.C. (antes de Cristo)
num. (numeral)
adj. (adjetivo)
etc. (et cetera)
a.C. (antes de Cristo)
num. (numeral)
adj. (adjetivo)
etc. (et cetera)
etc. (et cetera)
Significa "e outras coisas". Observe que como já possui o conectivo "e", não é necessário escrever "e etc.", nem precisa ser precedido por vírgula, embora seja aceito por alguns gramáticos que argumentam que o termo se tornou um item enumerativo.
Gostamos de tablets, smartphones, notebooks e etc. (Errado)
Gostamos de tablets, smartphones, notebooks etc. (Certo)
Gostamos de tablets, smartphones, notebooks, etc. (Aceito)
Quanto ao uso de reticências com etc. (etc...), devemos optar ou pelo uso do etc., ou pelo uso das reticências:
Gostamos de tablets, smartphones, notebooks etc. (Certo)
Gostamos de tablets, smartphones, notebooks... (Certo)
Lembre-se que "etc." refere-se a "e outras coisas", então não use para pessoas, pois obviamente não são coisas. Para pessoas utilize "et al." (abreviatura de et alii, que significa "e outros").
2
– Ponto
de Interrogação (?)
Quando
utilizar a ponto de interrogação:
a)
Para realizar perguntas.
Você
quer perguntar alguma coisa ?
b)
Pode-se utilizar desta pontuação para indicar diversos sentimentos (surpresa,
indignação, expectativa):
Os
alagoanos elegeram Renan Calheiros ? (indignação)
Lula
não sabia do mensalão ? (indignação)
Você está me pedindo em casamento ? (surpresa)
Ganhamos na loto ? (expectativa)
O seu time finamente venceu ? (Ironia)
Você está me pedindo em casamento ? (surpresa)
Ganhamos na loto ? (expectativa)
O seu time finamente venceu ? (Ironia)
3
– Ponto
de Exclamação (!)
Quando
utilizar o ponto de exclamação:
a)
Para expressar sentimentos tais como: empolgação, súplica, reclamação, surpresa,
horror:
Vamos
sair do Brasil ! (empolgação)
Por
favor, votem direito ! (súplica)
Mais
rápido, amor ! (reclamação)
Que
negócio grande ! (surpresa)
Que
horror ! (horror)
b)
Para interjeições e locuções interjetivas:
"Oh!
Meu Deus! É só você e eu".
"Eu
te amo, porra!"
c)
Depois de vocativos:
Você
consegue, garoto!
Se
liga, pivete!
OBS1: Para
expressar, ao mesmo tempo, questionamento e admiração, pode-se usar interrogação
e exclamação juntos.
Que
coisa, não?!
OBS2: Para
intensificar ainda mais a situação ou os sentimentos expressos, pode-se repetir
várias vezes estes sinais de pontuação.
-Você topa, mesmo???
-Topo sim!!!
4
- Reticências (…)
Quando
utilizar as reticências:
a)
Para suprimir trechos:
Era uma vez (...) e viveram felizes para sempre.
b)
Para indicar continuidade de pensamento ou de enumerações:
Eu gostei do novo técnico, mas dos novos jogadores...
E veio uma sensação de alegria, euforia, felicidade...
E veio uma sensação de alegria, euforia, felicidade...
5
- Parênteses (
)
Quando
utilizar os parênteses:
a)
Para indicar uma explicação.
E Deus disse: Moshé
Moshé, erés codó! (Eretz Kadóch – terra santa).
b)
Na indicação de fontes bibliográficas.
E
disse a Moisés: tira os sapatos, pois estás em terra santa (Êxodo 3:5).
c)
Para isolar um comentário ou pensamento.
Votarei
nulo (político nenhum me representa).
6
- Aspas (“
”)
Quando
utilizar aspas:
a)
Para destacar transcrições:
Dessa música todos lembram:“Para nooossa alegria!” (Galhos secos, banda Êxodos).
b) Para destacar uma frase escrita ou dita por alguém.
É
como ele sempre diz: “Só querem saber do venha a nós e nada do ao vosso reino”.
c) Para indicar expressões estrangeiras, neologismos, arcaísmos, gírias, apelidos ou para dar ênfase a qualquer expressão:
Dei
um "joinha" e "printei". (arcaísmo e neologismo)
Também
foi preso Luiz Romão, o “Macarrão”. (apelido)
A plateia respondeu com um sonoro "não". (destacar expressão)
d) Para indicar ironia.
Apertando
várias vezes o botão, o elevador entra em “modo de urgência”.
e) Para relativizar o sentido de uma expressão.
A raça
humana que é mais "inteligente", destrói seu próprio meio.
7 - Travessão (-)
Quando
utilizar travessão:
a)
Indicar a mudança de interlocutor em um diálogo:
– Ôh mainha, leva eu pro circo? (Junim)
– Não sinhô! Quem quiser lhe ver venha aquin. (Dona Zefa)
– Armaria mainha, nãm! (Junim)
b)
Separar orações intercaladas, como se fossem vírgulas:
Quanto
à água no copo – disse o oportunista – enquanto vocês discutiam, eu a bebi.
c)
Colocar em evidência uma frase, expressão ou palavra:
Gostaria
de agradecer a pessoa mais importante para mim – eu.
d)
Expressar comentário ou opinião do autor do texto:
Quem
já teve chance – e o privilégio – de presenciar filhotes de animais brincando, sabe
como são divertidos.
8
– Dois
pontos (:)
Quando
utilizar os dois pontos:
a)
Para fazer uma citação ou introduzir uma fala:
Ela foi vaiada porque declarou: “Me impressionou como a tecnologia pode ajudar os
portadores de deficiência”.
O policial disse:
- Mãos para cima!
E ele respondeu:
- Cintura solta, da meia volta, dança kuduro.
b)
Para indicar explicação, esclarecimento ou resumo do que foi dito:
- É
o país do carnaval, bunda e futebol: é o Brasil. (resumo)
- Lá estava a feliz família: alegres, risonhos, vivendo sua rotina. (explicação)
- Lá estava a feliz família: alegres, risonhos, vivendo sua rotina. (explicação)
c) Antes de orações apositivas:
Viverás para Deus com uma condição: que morra para o mundo.
(A oração subordinada apositiva tem a função de aposto, indica uma explicação. No exemplo dado, "morrer para o mundo" explica qual é a condição citada.)
(A oração subordinada apositiva tem a função de aposto, indica uma explicação. No exemplo dado, "morrer para o mundo" explica qual é a condição citada.)
d)
Quando se quer indicar uma enumeração:
-
O Brasil não progride porque só lhe interessa: carnaval, bunda e futebol.
e) Na
introdução de exemplos, notas e observações:
Obs.: Não
use linguagem coloquial em correspondências oficiais.
f) Em invocações de correspondências:
Prezados
Senhores :
Convido-lhes para o meu aniversário dia
30 de Fevereiro.
g) Em citações e referências:
Parafraseando Jesus: nem sempre sua sede será de água, sua fome será de pão, sua nudez será de roupas e sua prisão será de algemas.
É como diz um provérbio Chinês: "um sábio não diz que sabe, um tolo não sabe o que diz".
9 – Ponto e Vírgula (;)
Quando
utilizar o ponto e vírgula:
a)
Para separar itens:
Os
cinco solas da reforma:
I
– Só a escritura sagrada é veículo de revelação;
II
– Só Jesus Cristo salva, mas nenhum outro(a) ;
III
– Só o Espírito Santo nos leva a Deus, só a sua graça ;
IV
– A salvação vem pela fé dada pela graça ;
V
– Glória somente a Deus, a nada ou ninguém mais.
b)
Este sinal de pontuação pode ser usado para evitar o excesso de vígulas quando
for preciso separar orações coordenadas que já possuem vírgulas:
Ela
não comentou nada, apenas olhou nos meus olhos, sentou-se ao meu lado; queria
ficar comigo.
Quando
criança, roubava queimado; moço, roubava armado; agora, adulto, político formado.
Vote
em qualquer um; fique, depois, arrependido.
c)
Para separar antítese.
Muitos
querem; poucos podem.
Uns
mandam; outros trabalham.
d)
Para dar maior pausa a conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia,
entretanto, etc.)
O
time estava completo; porém, perdeu o jogo.
10
- Vírgula (,)
Quando
utilizar a vírgula:
10.1
- Em estruturas específicas.
a)
Para separar os nomes dos locais de datas:
Salvador,
11 de julho de 2009.
b)
Em correspondências, após a saudação.
Atenciosamente ,
Com
amor,
10.2
- A vírgula no interior da oração.
a)
Para separar termos com mesma função sintática:
Há um partido ladrão, traidor e enganador. (vírgula separando predicativos)
A
criança brincou, correu, pulou e dormiu. (vírgula separando verbos.)
b)
Para separar o vocativo:
Brasileiro, deixe de se orgulhar dessa sua "esperteza".
c)
Para separar o aposto:
O
João, brasileiro típico, jogou seu lixo pela janela do carro.
d)
Após termos deslocados:
1.
Complemento do verbo deslocado:
Ela viu uma forte paixão naqueles olhos.
Uma forte paixão, ela viu naqueles olhos.
O complemento do verbo pode ser um objeto direto ou indireto. No exemplo acima, o verbo ver pede um complemento direto - quem vê, vê algo. Quando o complemento do verbo for deslocado, utilize vírgula.
OBS: Nunca separe o sujeito do verbo nem o verbo de seu complemento na ordem direta:
Ela, viu uma forte paixão naqueles olhos. (ERRADO)
Ela viu, uma forte paixão naqueles olhos. (ERRADO)
Ela viu, uma forte paixão naqueles olhos. (ERRADO)
Ela viu, uma forte paixão, naqueles olhos. (ERRADO)
2. Antecipação de adjunto adverbial:
Ela viu uma forte paixão naqueles olhos.
Naqueles olhos, ela viu uma forte
paixão.
Ela viu, naqueles olhos, uma forte paixão.
OBS: É facultativo o uso de vírgulas em adjuntos pequenos (no máximo três
palavras curtas), pois podem prejudicar a linearidade do texto. Entretanto, quando presente, fornece ênfase:
Infelizmente o
juiz marcou pênalti.
Infelizmente, o juiz marcou pênalti. (com ênfase)
Lá em cima vimos o pênalti. (facultativa, adjunto curto)
Sentados na arquibancada, vimos o pênalti. (obrigatória, adjunto longo)
Na ordem direta, em geral, não se usa vírgula para separar o adjunto adverbial. Mas esta pode ser usada para fornecer ênfase, como em:
Limpamos e cozinhamos todo santo dia.
Limpamos e cozinhamos, todo santo dia. (com ênfase)
e) Para separar conjunção, termo explicativo e termos que servem como conectivos. (mas, contudo, logo, por exemplo, ou seja, aliás, etc.)
Nós
viajaremos para Madrid, aliás, para Barcelona.
f)
Para indicar um elemento elíptico no período:
Uma
disse que era um urso, a outra disse que era um lobo.
Uma
disse que era um urso, a outra, que era um lobo.
g)
Quando um complemento pleonástico estiver antecipado.
O
presente, enviei-o por correio. (Objeto Direto Pleonástico)
10.3
A vírgula entre orações:
a) Para
separar oração intercalada.
Nenhuma
pesquisa, que saibamos, explorou tal assunto.
Então
publique um artigo, respondi prontamente.
Obs.:
Orações intercaladas (ou interferentes), são independentes e acrescentam esclarecimento,
observação, ressalva, etc. Pode-se usar outro sinal de pontuação para realizar
este isolamento: o travessão.
b)
Para separar o paralelismo de provérbios.
Ladrão
de tostão, ladrão de milhão.
c)
Para isolar elementos repetidos:
Estou
morto, morto de cansado.
Eu vou ficar, ficar com certeza maluco beleza.
A
massa, a massa foi amassada.
d)
Em oração subordinada adjetiva:
I. Explicativa
– Ficam isoladas por vírgula.
A
cena do Hulk espancando o "deus" Loki, que ocorre no filme, é muito hilária.
II. Restritiva – Proibido anteceder com vírgula.
O
Iron Man é o herói que
mais me cativou no
filme.
e)
Orações subordinadas substantivas
são separadas por vírgula nos seguintes casos:
I)
Quando antepostas à principal.
"É
necessário que
pensem rápido." (principal: É necessário)
"Que
pensem rápido, é necessário."
II)
Subordinada substantiva apositiva pode estar após dois pontos (comum) ou após vírgula.
Há uma lei principal na vida: que devemos ser felizes.
Há uma lei principal na vida, que devemos ser felizes.
Há uma lei principal na vida, que devemos ser felizes.
f)
Subordinadas adverbiais: A
pontuação obedece às mesmas regras dos adjuntos adverbiais:
Tomará
uma atitude quando mudar.
Tomará
uma atitude, quando mudar.
(ênfase, facultativo)
Quando mudar,
tomará uma atitude. (deslocada, obrigatório)
Tomará, quando mudar, uma atitude. (deslocada,
obrigatório)
g) Para separar orações coordenadas:
I.
Assindéticas (não ligadas por conectivos).
Todos
comeram, beberam, dividiram a conta, deu tudo certo.
II.
Sindéticas (ligadas por conectivos - a conjunção [e] é um caso a parte):
Penso, logo desisto.
A
oração foi perfeita, pois Deus a conduziu.
OBS0:
No início de período , é facultativo usar vírgula após conjunção, exceto
no caso do [mas].
Jamais vi um ovni. Portanto não acredito.
Jamais vi um ovni. Portanto, não acredito.
Jamais vi um ovni. Mas conheço quem viu.
Jamais vi um ovni. Mas, conheço quem viu. (Errado)
Jamais vi um ovni. Portanto não acredito.
Jamais vi um ovni. Portanto, não acredito.
Jamais vi um ovni. Mas conheço quem viu.
Jamais vi um ovni. Mas, conheço quem viu. (Errado)
OBS1:
Aditivas – Não são antecedidas por vírgula: conjunções [e, nem, ou, mas] com valor aditivo.
Eu e ele vimos.
Nem eu nem ele vimos.
Não apenas eu mas também ele vimos.
Não apenas eu, mas também ele vimos. (Errado)
Eu e ele vimos.
Nem eu nem ele vimos.
Não apenas eu mas também ele vimos.
Não apenas eu, mas também ele vimos. (Errado)
OBS2: Adversativas – Conjunções adversativas [mas, porém, contudo...] são antecedidas por vírgula. Ficam entre vírgulas apenas quando deslocadas ou seguidas de expressão intercalada.
Comprarei, mas quero um desconto.
Comprarei, mas, quero um desconto. (Errado)
Comprarei; quero, porém, um desconto. (adversativa deslocada)
Comprarei, mas, sem desconto, não pago à vista.
OBS3:
Alternativas – Conjunções [ora...ora, ou...ou] ficam separadas por vírgulas.
Estava sempre ora trabalhando, ora estudando.
Tenho que conseguir, ou serei um fracassado.
Estava sempre ora trabalhando, ora estudando.
Tenho que conseguir, ou serei um fracassado.
OBS4: Conclusivas – Conjunções [logo, então, assim, portanto, pois] são antecedidas por vírgulas. São seguidas por vírgula apenas se houver termo deslocado. Quando o [pois] tem valor conclusivo, sempre deve estar entre vírgulas.
Ele não se importa, logo é um insensível.
Ele não se importa, logo, sem dúvidas, é um insensível.
Não se importa, é, pois, um insensível. (pois com valor de portanto)
OBS5:
Explicativas – Conjunções [que, porque, porquanto, pois] são antecedidas por vírgula. Quando o [pois] tem valor explicativo, não é seguido por vírgula (exceção se houver termo ou oração deslocada).
Tente sempre, porque você é capaz.
Tente sempre, pois você é capaz. (pois com valor de porque)
Tente, pois, quando chegar a hora, você conseguirá.
Tente sempre, porque você é capaz.
Tente sempre, pois você é capaz. (pois com valor de porque)
Tente, pois, quando chegar a hora, você conseguirá.
A
conjunção [e] geralmente não está acompanhada do uso da vírgula, mas existem exceções:
II. a)
Quando as orações possuem sujeitos diferentes.
O
silêncio engoliu o ego, e a escuridão engoliu o silêncio.
Conheça (tu) a si e ao inimigo, e ninguém vencerá a ti.
II.
b)
Quando houver repetição da conjunção (polissíndeto).
E
canta, e dança, e imita, e tudo faz.
II. g)
Quando possuir valor não aditivo:
Treinou
tanto, e foi reprovado. ( e com valor adversativo)
Treinou tanto, mas foi reprovado.
Treinou tanto, mas foi reprovado.
II. d)
Quando houver aposto, termo ou expressão deslocados ou intercalados, o e estará acompanhado por vírgula.
O presidente, líder do Executivo da Banânia, e seus
40 ladrões afundaram o país. (aposto)
O
atacante cobrou o pênalti e, implacável, converteu. (adjunto deslocado)
Tendo
decidido, e nada mudaria
tal decisão, desistiu. (oração intercalada)
II.
e)
Quando necessário pausa respiratória. Neste caso, a vírgula tem valor entoativo, não
sintático.
A
cidade de Salvador é uma das capitais que está localizada na região Nordeste do
Brasil, e é também
a capital cultural do país.
Vírgula em Orações Reduzidas
Em geral, nas orações reduzidas, o uso da vírgula obedecerá às regras acima. Ao estender a oração reduzida fica mais fácil saber qual regra aplicar. Nem sempre é possível realizar este procedimento, neste caso, basta analisar se a oração configura subordinação e qual tipo é (substantiva, adjetiva ou adverbial) e aplicar as regras para orações subordinadas descritas acima.
1) Oração reduzida de gerúndio: Quando possuir valor de oração coordenada aditiva, deve estar isolada por vírgula.
1) Oração reduzida de gerúndio: Quando possuir valor de oração coordenada aditiva, deve estar isolada por vírgula.
Liguei
para o Palácio, tentando contactar o presidente.
(valor aditivo)
Liguei para o Palácio e tentei contactar o presidente.
Jogando granadas, você matará aquelas aranhas.
Caso jogue granadas, você matará aquelas aranhas.
(Oração Subordinada Adverbial, regra 10.3f - deslocada)
O monstro, guardando a entrada, foi obliterado.
O monstro, que guardava a entrada, foi obliterado.
(Oração Sub. Adjetiva Explicativa, regra 10.3d.I)
Liguei para o Palácio e tentei contactar o presidente.
Jogando granadas, você matará aquelas aranhas.
Caso jogue granadas, você matará aquelas aranhas.
(Oração Subordinada Adverbial, regra 10.3f - deslocada)
O monstro, guardando a entrada, foi obliterado.
O monstro, que guardava a entrada, foi obliterado.
(Oração Sub. Adjetiva Explicativa, regra 10.3d.I)
II) Oração reduzida de particípio:
A comida
indicada pelo garçom estava ruim.
A comida que o garçom indicou estava ruim.
(Oração Sub. Adjetiva Restritiva, regra 10.3d.II - sem vírgulas)
A comida que o garçom indicou estava ruim.
(Oração Sub. Adjetiva Restritiva, regra 10.3d.II - sem vírgulas)
A lista
de comidas, descrita no cardápio, é ruim.
A lista de comidas, que o cardápio descreve, é ruim.
(Oração Sub. Adjetiva Explicativa, regra 10.3d.I)
A lista de comidas, que o cardápio descreve, é ruim.
(Oração Sub. Adjetiva Explicativa, regra 10.3d.I)
Terminadas as provas, todos passaram.
Quando terminaram as provas, todos passaram.
(Oração Sub. Adverbial, regra 10.3f)
Quando terminaram as provas, todos passaram.
(Oração Sub. Adverbial, regra 10.3f)
III) Oração reduzida de infinitivo:
A vender tudo, ele está disposto.
(Oração Sub. Substantiva, regra 10.3e.I - deslocada)
(Oração Sub. Substantiva, regra 10.3e.I - deslocada)
Aquela, a dançar no palco, namorou comigo.
Aquela, que dança no palco, namorou comigo.
(Oração Sub. Adjetiva Explicativa, regra 10.3d.I)
Fui um dos poucos a apreciar a dança.
Fui um dos poucos que apreciou a dança.
(Oração Sub. Adjetiva Restritiva, regra 10.3d.II - sem vírgulas)
Aquela, que dança no palco, namorou comigo.
(Oração Sub. Adjetiva Explicativa, regra 10.3d.I)
Fui um dos poucos a apreciar a dança.
Fui um dos poucos que apreciou a dança.
(Oração Sub. Adjetiva Restritiva, regra 10.3d.II - sem vírgulas)
Vendi tudo para alimentar os pobres.
Vendi tudo para que alimentasse os pobres.
(Oração Sub. Adverbial, regra 10.3f - vírgula facultativa)
Vendi, para alimentar os pobres, tudo.
(Oração Sub. Adverbial, regra 10.3f - deslocada)
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47 comentários:
Seu material é sempre bem completo e de fácil compreensão! Gostei muito! Já passei por outras seções também, e são igualmente bem elaborados! Já indiquei! Obrigada!
O objetivo principal é justamente ser o mais completo possível. Tem muito conteúdo disponível na Internet, mas está sempre fragmentado, difícil encontrar todo o assunto em um apenas um site.
Excelente site!!! está sendo muito útil aos meus estudos!
Muito bom o material. Mas só uma pergunta: "O PSDB, é ele que salvará o Brasil?"
muito bom o material de estudo, facil compreesão!!
Parabéns,muito útil mesmo....
Obrigado! =D
Tô estudando para um concurso pelo seu material! Se Deus quiser eu faço boa prova no domingo. Muito obrigado por disponibilizar. Valeu!!
Amei...Obrigado!!!
Parabéns,muito bom!!!!!!!
Você está de parabéns pelo material,amei!!!!!
muiiito dez facil de entender.....
Você é bom em Gramática. Explica com clareza e objetividade. Mas em Redação... pecaria pelo senso comum, pelas generalizações, pelas informações falsas e pela falta de História, Sociologia, Política e Economia. Em algo além do caráter normativo da língua, precisa melhorar bastante.
Muito bom o material!
Mais ainda tenho uma dúvida: como fica o uso da vírgula nas seguintes frases?
- Bom dia, Fulano!
- Bom dia Fulano, ...
Dessa forma está correto?
Que tal a frase: "Fernando Henrique, para poder aprovar a Emenda da Reeleição no Congresso, comprou vários parlamentares". A vírgula está bem empregada?
Meu,muito bom pro aprendizado
Eu vou levar pra escola
muito bom essa explanação,parabéns!!!!!!
Se eu tivesse que chutar, diria que temos um presbiteriano.
Tenho que admitir, muito bom!
Não gostei,muitos erros ortográficos.
Eu gostei muito,me ajudou muito no trabalho da escola.
Gostei material simples e objetivo que contribuiu bastante.
Excelente exposição. Ajudou-me bastante! Gostei das citações, especialmente, os cinco pontos da Reforma. (Daniel, NatalRN)
Muito bom o material, claramente explicativo,parabéns! Só pecou por fazer citações políticas manipulativas, que incitam o ódio e não levam em consideração a opinião de muitos que acessam este blog.
Ótimo material, fácil compreensão e prático ,porém indiretas políticas no conteúdo poderiam não aparecer !
Cada coisa em seu lugar hahaha
O material é ótimo, no entanto há um erro pequeno : não se usa vírgula entre o verbo e o complemento, mesmo que este venha antecipado. Nas inversões, a vírgula será usada se houver termo pleonástico: o doce, ele o comeu .
Site muito bom, completíssimo no que diz respeito pontuação.
Você bem que poderia disponibilizar material pra impressão, ou então desenvolver apostilas e colocar à venda
Site bom, aprendi até que você esta indignado(a) com o governo e acha que os brasileiros não tem valor, diria até que esta sendo diagnosticado(a) com a SÍNDROME DO CACHORRO VIRA-LATA!
Nossa!! Os conteúdos estão sempre muito bem organizados e explicados! Facilita muito! Obrigado!
Material bem elaborado, completo.
muito bom parabéns
Material excelente!
Muito bom me ajudou a entender algumas dúvidas valeu.
.....De fato ....é uma EXCELENTE explanação....! Parabéns...!
Muito bom mesmo!!1
excelente.
Nossa,muito bom����
Mto bom 👏
Mto bom 👏
Realmente esse é o melhor site de língua portuguesa. 👍👍👍👍👍👍
Realmente esse é o melhor site de língua portuguesa. 👍👍👍👍👍👍
Excelente!
eu estava.ali,mas quando estava,ali eu estava lá. tá certo isso?
Gostei do conteúdo, ressaltando os exemplos da reforma.
Obrigada pelo conteúdo - Deus abençoe
o melhor!
Muito bom! Que Deus o abençoe por compartilhar conosco!
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